sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008


Não é por acaso que minha primeira crítica é de um filme brasileiro. Saneamento Básico é especial, um filme que chamou muita atenção quando foi lançado no cinema, e agora ele chega em dvd com ótimos extras.

O longa conta a história de uma comunidade gaúcha povoada por colonos italianos. Para poder construir o esgoto da vida os moradores tem que produzir um filme e é ai que tudo começa. Com uns a favor e outros contra a ideia, o vídeo começa a ser filmado e com ele aparece muitas confusões e muitas surpresas.

O que nos cativa no filme não é por ele ser uma superprodução ou por ele apresentar alguma coisa de extraordinária. Mas a maneira como a história é contada, o seu desenrolar, é o que nos chama atenção. A temática do longa ainda dá uma cultucada na indústria nacional do cinema, mostrando que um filme bom pode ser realizado de maneira simples e barata. É legal o tema abordado pelo filme: Se não existisse cinema, teria saneamento básico para toda a população brasileira?

Dirigido por Jorge Furtado, o filme trás Fernanda Torres e Wagner Moura como protagonistas. Saneamento Básico: O filme, merece nossa atenção e mostra como o cinema nacional está evoluindo!

Nenhum comentário: